terça-feira, 3 de julho de 2012

O Seminarista

1) Autor: Bernado Guimarães

2) Resumo:

O livro relata a história de Eugênio que desde criança tinha duas paixões: por Margarida e Deus. Durante a meninice seu entretenimento, além da companhia da amada, era brincar de padre e zelar pelo seu oratório. Em vista desse interesse pela religião seus pais entenderam que ele havia nascido para ser sacerdote, e que não deveriam desprezar tão bela vocação. Naquela época ter um filho Padre era uma glória, não havia carreira mais bonita, e honrosa.

O pobre rapaz foi enviado ao seminário de Congonhas, lá era um exemplo de boa conduta e aplicação. O amor e a saudade por Margarida  agravou-se.

 Os padres estimavam as qualidades de Eugênio, e a vocação para Padre.
Depois de alguns acontecimentos, descobriram a paixão de Eugênio por uma garota que morava nas terras de sua família. Os Padres junto com o pai do garoto,  mentiram dizendo que Margarida havia se casado, para causar nele uma enorme decepção. Logo, que soube da notícia o garoto enlouqueceu.

Enquanto isso na fazenda o Capitão Antunes expulsou Margarida e sua mãe, Umbelina, de suas terras. As duas como se encontravam pobres, procuraram a casa da irmã de Umbelina.  Por falta de cuidados e pela alimentação precária a mãe da garota morre.
Anos depois Eugênio tomou os votos, voltou para sua terra, Vila de Tamanduá. Com sua volta houve uma reunião para recebê-lo. Porém, no decorrer da reunião apareceu um rapaz e pediu-o para visitar uma pobre mulher que estava à beira da morte e desejava se confessar. Ao chegar a casa da enferma, Eugênio viu na cama Margarida. Os dois conversaram, ao longo da dialogo descobriram que foram enganados. No dia seguinte Eugênio foi de novo à casa de sua amada, ela se sentia um pouco melhor.
No domingo dessa mesma semana, Eugênio iria fazer sua primeira missa. Estava no oratório, e uma pobre velha aparece e pede-lhe para rezar pela morte de uma mulher, em que o cadáver se encontrava ali na Igreja. Ao levantar o lenço que cobria o rosto da mulher, viu que era Margarida, ficou chocado, chorou e rezou por ela. 
Na hora de celebrar a missa, Eugênio chegou a escada e começou a arrancar com fúria do corpo todos os paramentos sacerdotais, isso aos pés do altar, e depois sai correndo. Eugênio enlouqueceu de dor efetiva e moral. 

3) Características Românticas:
      a) Naturalismo;
      b) Idealização da mulher;
      c) Subjetivismo;
      d) Sentimentalismo;



Observação: Muitas pessoas estão se queixando por não ter o tópico de verossimilhança, mas eu não vou postar isso, pois eu quero que todos leiam o resumo e tirem suas próprias conclusões do que é certo ou errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário