terça-feira, 3 de julho de 2012

O Cabeleira

1) Autor: Franklin Távora

2) Resumo: 
José Gomes, o Cabeleira, é filho de um conhecido bandido da região, Joaquim Gomes, que sempre incentivou o filho a cometer terríveis atos de violência. Sua mãe, Joana, conhecida pela bondade, tentava a todo custo interferir na influência do marido sobre o filho, mas este partiu levando a criança e ela nada pode fazer.
Cabeleira, antes de partir, prometera a sua amiga Luisinha que retornaria e nunca mais praticaria maldade alguma.
Pai e filho se associaram a Teodósio e, juntos, aterrorizaram as pequenas vilas pobres e desamparadas. O bando era bastante conhecido e temido e após vários ataques e assassinatos passaram a ser perseguidos por soldados e pessoas da região.
Cabeleira encontra Luisinha e foge com ela para a mata, abandonando o pai e o Teodósio e prometendo a ela nunca mais machucar nenhum ser “vivente”. Joaquim Gomes e Teodósio são assassinados pelos soldados que continuam a busca por Cabeleira.
Um dia, quando voltava com água e comida para amada Luisinha, encontra-a morta, vítima de um ferimento no peito causado pelo pai de Cabeleira ao botar fogo na casa em que ela estava.
Ouvindo o som de uma corneta, Cabeleira foge, mas é acuado em um cerco e se entrega.
Em sua execução, diz estar arrependido de tudo que fez e diz adeus à mãe que morre do coração entre a multidão na praça.

3) Características românticas:
          a) Crítica a Sociedade e a Justiça;
          b) Saudosismo;
          c) Idealização da mulher,no caso, Luisinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário